Almeja se desenvolver o presente projeto no Centro de Excelência Professor Paulo Freire, situado à Rua Luís Moura, S/N, Bairro Industrial, Aracaju/SE, CEP:49066-460; uma Escola de Tempo Integral, onde o mesmo viabilizará a interdisciplinaridade e o desenvolvimento sustentável, visto que a produção será toda orgânica, utilizando-se (sempre que possível) de materiais reciclados, a fim de complementar com folhas(alface, rúcula, coentro, etc)a preparação - na cozinha da escola - dos lanches e almoços diários ofertados para os(as) discentes de tempo integral desse estabelecimento de ensino. Deseja-se, dessa forma, integrar pedagogicamente a necessidade de alimentação saudável à sustentabilidade, valorizando e preservando o meio ambiente e o espaço escolar; bem como fomentar nos estudantes o protagonismo a autonomia, o empreendedorismo, trabalho em equipe, a cooperação e a interativida social durante as práticas de técnicas inovadoras de cultivo,cujo uso, tendo os estudantes como multiplicadores, deve ser também estimulado em suas casas e em prol da sua comunidade.
O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a tecnologias como, vídeo games, computadores, televisores, celulares, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do presente projeto os estudantes terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada à uma alimentação saudável e rica em vegetais.
Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola na oferta de uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com os elementos da natureza.